Educação Financeira

Material em desenvolvimento!

O livro de Educação Financeira abordará as seguintes habilidades da Base Nacional Comum Curricular:

  • (101) Interpretar situações econômicas, sociais e das Ciências da Natureza, que envolvem a variação de duas grandezas, pela análise dos gráficos das funções, representadas e das taxas de variação com ou sem apoio de tecnologias digitais.
  • (104) Interpretar taxas e índices de natureza socioeconômica, tais como índice de desenvolvimento humano, taxas de inflação, entre outros, investigando os processos de cálculo desses números.
  • (203) Aplicar conceitos matemáticos no planejamento, na execução e na análise de ações envolvendo a utilização de aplicativos e a criação de planilhas (para o controle de orçamento familiar, simuladores de cálculos de juros simples e compostos, entre outros), para tomar decisões.
  • (303) Interpretar e comparar situações que envolvam juros simples com as que envolvem juros compostos, por meio de representações gráficas ou análise de planilhas, destacando o crescimento linear ou exponencial de cada caso.
  • (305) Resolver e elaborar problemas com funções logarítmicas nos quais é necessário compreender e interpretar a variação das grandezas envolvidas, em contextos variados, incluindo os da Matemática Financeira, entre outros.
  • (405) Reconhecer funções definidas por uma ou mais sentenças (como a tabela do Imposto de Renda, contas de luz, água, gás etc.), em suas representações algébrica e gráfica, convertendo essas representações de uma para outra e identificando domínios de validade, imagem, crescimento e decrescimento.
  • (503) Investigar pontos de máximo ou de mínimo de funções quadráticas em contextos da Matemática Financeira ou da Cinemática, entre outros.
  • (507/508) Identificar e associar PA a funções afins de domínios discretos, e PG a funções exponenciais de domínios discreto, para análise de propriedades, incluindo dedução de algumas fórmulas e resolução de problemas.

Além dessas, também abordará as seguintes habilidades:

  • (EFLA 1) Construir modelos matemáticos baseados em funções (afins, exponenciais),  sequências numéricas (PA e PG), e probabilidade (incluindo probabilidade condicional e esperança) para compreender, analisar, fazer julgamentos e tomar decisões fundamentais diante de demandas de consumo ou outros contextos econômico-financeiros.
  • (EFLA 2) Construir orçamentos e planejamentos financeiros para orientar ações de consumo e alocação de recursos tais como investimento, proteção, previdência, doações, ações sociais, dentre outras.
  • (EFLA 3) Desenvolver uma leitura crítica das informações financeiras veiculadas na sociedade, estabelecendo relações entre os aspectos matemáticos e não  matemáticos (sociais, políticos, ambientais e comportamentais), incluindo as  possíveis consequências das escolhas e atitudes em nível, local, regional e global.