A Matemática nas Ciências Sociais e da Natureza

Material em desenvolvimento!

       Nesta unidade temática propomos estudar situações do mundo real a partir de dados públicos, em especial aqueles relacionados a questões socioeconômicas, às desigualdades, à sustentabilidade, etc. O enfoque interpretativo será dado a partir da utilização de ferramentas e métodos matemáticos, tais como a criação e interpretação de índices, gráficos e tabelas. No entanto, tendo em vista a transdisciplinaridade dos temas, entendemos que discuti-los apenas matematicamente é insuficiente. Desta forma, a nossa abordagem didática incentiva o trabalho com outros professores e profissionais, mobilizando assim diversos conhecimentos específicos em favor da análise ampla de tais questões.

Já está disponível o primeiro capítulo do livro A Matemática nas Ciências Sociais e da Natureza para download em PDF:

1. Unidades de medida e ordens de grandeza(Este capítulo está em fase de revisão. Se encontrar algo que pode ser melhorado, deixe-nos saber!)

Veja também este e outros capítulos em HTML na plataforma de elaboração da coleção!

Além deste conteúdo, o material também abordará as seguintes habilidades da Base Nacional Comum Curricular:

  • (101) Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
  • (104) Interpretar taxas e índices de natureza socioeconômica (índice de desenvolvimento humano, taxas de inflação, entre outros), investigando os processos de cálculo desses números, para analisar criticamente a realidade e produzir argumentos.